Revista Sucesso

Atualizado em 29/08/2016 15:52

Gastronomia

A comida com café, já que café é comida

Uma boa xícara de café deve ser acompanhada de um momento de relaxamento, descontração e amizade

Da redação

Hoje acordei com gosto de infância, com um querer inflado de voltar a ser criança. O sol ainda era apenas uma centelha de luz no horizonte quando fui preparar meu café. Abri a geladeira, lá no fundinho dela se escondia um restinho de café, feito no dia anterior na cafeteira francesa. Envolvida pelas lembranças do que foi minha primeira infância, segurando o café em minhas mãos, me conectei ao que estou a cada dia aprimorando, minhas técnicas primitivas de elaborar receitas triviais com café. Preparei, como num toque de mágica, um mingau de café ou café de mingau.

Só posso dizer que ficou delicioso, maravilhoso, especialmente preparado sob a ordem do meu desejo. Venho caminhando com café há algum tempo e posso dizer que, para envolvê-lo em qualquer receita, precisamos de intimidade, ter afeto por ele, não querer desperdiçar nem uma gota sequer deste elixir vibrante e energizante. O ato de experimentar, de aguçar seu paladar e de rememorar lembranças deixa tudo com um gostinho diferente. Aliado a isso acrescente o moreno das arábias e tudo ganhará cores mais vibrantes e aromáticas.

Para este finalzinho de inverno julino deixo sugestões que convido os leitores a preparar: arroz-doce com café, tapioca de café, canjica com café, sagu de café, bolo de café, merengue de café, geleia de café e, para finalizar, um bolinho de fubá com a geleia de café e um fumegante “cafezin” coado no pano. Daí é só convidar aquelas pessoas queridas que tornam a sua vida muito mais empolgante. Coloque a conversa à mesa, pois o café já espera.

Quem quiser dicas de preparo para qualquer uma dessas delícias pode entrar em contato. Será um prazer dividir um taquinho do que venho aprendendo a ser. O Ânima Café Artesanal, o astro rei da minha cozinha cafeteria, tem fanpage. Deem uma bisbilhotada no Instagram @animacaffe, que tem fotos das nossas delícias.

Uma boa xícara de café deve ser acompanhada de um momento de relaxamento, descontração e amizade. E para aqueles que fazem da cafeteria seu ambiente de trabalho, que cada golinho no pretinho lhe renda bons negócios. Bora bebê café, café não costuma faiá.

revista sucesso, bem-estar, café

Colunista

Andréia Cristina Luchetti

Barista e proprietária do Ânima Café Artesanal
Facebook: @animacafeartesanal
Instagran: @animacaffe

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Ah, se o café pudesse falar!
  2. 24 de maio, dia nacional do café
  3. Muitos bons cafés, em 2017!
  4. Café, Comer, Amar
  5. Pedais, café e seus quinídeos
  6. Café, um luxo acessível
Leia também
  1. Ah, se o café pudesse falar!
  2. A comida com café, já que café é comida
  3. Londrina e suas ruas com aroma de café
  4. Natal com café
  5. Mulheres e café
  6. Café, um luxo acessível