Revista Sucesso

Atualizado em 27/06/2016 11:16

Gastronomia

Bolinhos de Chuva

Então, como choveu finalmente, dia destes fiz os bolinhos, cheia de emocão, para o meu neto, que está com ano e meio

Da redação

Dona Tanina, minha sogra, como eu espanhola, era italiana legítima. Natural de alguma aldeia da região da Calábria, veio para o Brasil ainda criança com toda a família e foram morar numa aldeia de Minas Gerais. Teve educação primorosa, estudou no Rio de Janeiro em colegio de freiras e foi a mulher mais delicada que conheci.

Bonitinha, miudinha, virtuosa, sua fragilidade fisica enganava , teve e criou 6 filhos e outros tantos netos e bisnetos. Simples sem ser simplória. Sem tantas complicações modernas e nem psique insatisfeita como se ve tanto nas mulheres de hoje em dia. Morreu de velhice aos 90 anos .

Esta pequena biografia é para justificar a receita de hoje que foi dela e com a qual me deparei ao abrir um caderno usado, escrita do ladinho num espaço de meia linha. Então, como choveu finalmente, dia destes fiz os bolinhos, cheia de emocão, para o meu neto, que está com ano e meio. Que satisfacão ao ver que ele gostou! Na verdade não tenho palavras para exprimir o que senti, so sei que meus olhos se enchem de lagrimas ao lembrar.

Quero compartilhar com voces este momento, daí uma receita da Dona Gaetana (este era seu nome verdadeiro ) que fazia feijão branco temperado só com sal e azeite e a massa do macarrão com farinha e ovos. Algumas sugestões: Use óleo novo para fritar por imersão Se quiser usar metade da farinha da integral, tudo bem, dá super certo. Anote.

Bolinhos da Vovó

(Ingredientes para uma boa porção)

  • 3 xicaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xicara de acucar
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 colher de manteiga
  • 1 colher de vinagre
  • 1 copo de leite
  • Acucar de confeiteiro e canela para polvilhar

Numa tijela misture todos os ingredientes , ate ficar na consistencia de massa de bolo. Coloque o oleo para esquentar bem quente.

Com uma colher de cha va pingando pedacinhos da massa para fritar ate dourar.Retire e coloque numa travessa forrada com papel absorvente. Com uma peneira polvilhe o acucar e a canela por cima. Considero a bebida ideal para estes bolinhos chá mate.

Usufrua destes bolinhos também em dias sem chuva, tua criança interior vai agradecer…

 

Bolinhos de Chuva, Bolinhos da Vovó

Colunista

Maria de los Angeles

Autodidata, especialista em culinária espanhola e cronista gastronômica
maria@delosangeles.com.br

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Uma sobremesa muito refrescante
  2. SARDINHAS
  3. Alióli
  4. Cuscuz Rodolfo Valentino
  5. Gaspacho Andaluz
  6. Cacau do bom
Leia também
  1. Cozinhando com vinho
  2. Um pão especial
  3. Lombarda; Repolho Roxo
  4. Madalenas de Natal
  5. Torta de Maçã em Camadas
  6. Moqueca moleca