Revista Sucesso

Atualizado em 28/06/2016 15:23

Gastronomia

Bolo Camponês

Isso tem calorias! Aquilo também tem calorias! Ai, minhas calorias! Afinal, que coisa é essa?

Da redação


Não, não é nutriente. É nada mais do que uma medida, assim como hora, metro, juro de 12 por cento ao ano...Carboidratos, proteínas, gordura e álcool, os macronutrientes oxidados pelo corpo para produzir a energia que move a máquina....(do livro O mínimo para você se sentir o máximo. Sonia Hirsch)

Este bolo da receita de hoje é de quando "baixava" em mim uma camponesa. Ou uma cigana. Ou uma bruxa. Qualquer uma delas me dava muita vontade de cozinhar, e eu já levantava, "subia" na vassoura varrendo tudo como um furacão, e acendia o fogão de lenha. Nem que fosse para dar um "clima" medieval. A prole, como saída de um livro de Dickens, ficava lá me olhando, na expectativa de qual poção sairia de tanto movimento. E Dickens, quando vinha a bruxa, com certeza haveria briga com os vizinhos e codornas fritas atiradas no marido. O último voo das pobrezinhas.....

É um bolo que tem cheiro de campo, de manteiga, de sítio, de café caipira recém-coado, de chuva e de bolo gostoso. E claro, do chá que mais gosto: chá-mate, fraquinho, quase sem açúcar. Com ele faz a combinação perfeita, chegando a substituir os bolinhos de chuva. Mas com um cafezinho também vai muito bem. Em tardes úmidas e friorentas, quando ele sai do forno, parece que a cozinha se ilumina. A alma se reconforta e o corpo ronrona de satisfação. Então, anote:

Bolo Camponês

  • 1 xícara de manteiga à temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 3 xícaras de açúcar
  • 4 xícaras de farinha (se quiser, duas destas xícaras podem ser de farinha integral, da fina)
  • 5 ovos separados
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Bata a manteiga com o açúcar até ficar espumoso. Junte as gemas aos poucos, depois a farinha, o açúcar, o leite e o fermento. Misture bem e acrescente delicadamente as claras em neve. Asse em forno preaquecido em forma untada e enfarinhada. Quando dourar em cima, tire do forno. Assim, purinho, é uma delicia, mas pode pôr um glacê por cima. Faça assim:

Glacê:

  • 1 xícara de glaçúcar
  • 2 colheres de sopa de água quente
  • 1 colher de manteiga
  • Misture e unte a superfície do bolo com pincel.

 

chá, bolo,

Colunista

Maria de los Angeles

Autodidata, especialista em culinária espanhola e cronista gastronômica
maria@delosangeles.com.br

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Uma sobremesa muito refrescante
  2. SARDINHAS
  3. Alióli
  4. Cuscuz Rodolfo Valentino
  5. Gaspacho Andaluz
  6. Cacau do bom
Leia também
  1. Um pão especial
  2. Um bolo lá da roça
  3. Bolo Camponês
  4. Moqueca moleca
  5. Ambrosia
  6. Salada de Arroz Integral