Revista Sucesso

Atualizado em 27/06/2016 11:37

Gastronomia

Pão Primavera

Aquele perfume de massa e açúcar assando juntos, que, como costumo dizer, é um cheiro que alimenta!

Da redação

O mundo se divide em dois campos: aqueles que conseguem viver felizes apenas com pão e aqueles que também precisam de legume, carne e laticínio. O pão é o único alimento que conheço que, por si só, satisfaz completamente. Conforta o corpo, agrada aos sentidos, satisfaz a alma e estimula a mente. Um pouco de manteiga também ajuda….
O homem que comeu de tudo – Jeffrey Steingarten – Cia. Das Letras.

Você já teve a oportunidade de sentir o perfume de confeitaria? Aquele perfume de massa e açúcar assando juntos, que, como costumo dizer, é um cheiro que alimenta! Pois este pão da receita abaixo é assim: perfumado, saborosíssimo e de grande efeito de saciação. E a razão disso tudo deve estar na mandioquinha salsa, um tubérculo que já vem temperado da terra, e que colocamos nesta massa. Este pão tem aquele toque levemente adocicado, que realça os alimentos salgados e faz uma simples colher de mel parecer o creme mais elaborado. Acompanhado de um naco de queijo, constitui uma frugal, porém completa refeição. Para as pessoas que tem dificuldade em fazer pão e acham que essa tarefa é um bicho de sete cabeças, alguns conselhos: fazer pão é metade técnica, experiência e insistência, e outra metade, intuição. A segurança só vem com a prática, e o medo de que não dê certo deixa o fermento sem efeito. A melhor máquina que existe de fazer pão são as mãos humanas, que sabem “dançar” com a massa e conferir-lhe leveza, forma e espírito. Este pão de hoje é um pão de festa, e, como um panetone, alegra bastante o cotidiano. Se sair bom, parabéns! Você vai saber fazer qualquer outro pão. Anote:

Pão Primavera
(para 1kg e meio de pão, no formato que desejar)

Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1/2 quilo de mandioquinha salsa cozida
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico para pão
  • Farinha, o quanto baste - Costumo usar metade de farinha de trigo integral, e metade refinada. Isso vai dar mais ou menos 700 gramas das duas farinhas. Coloco a farinha sempre por fora da massa para que o pão não fique empanzinador, ou seja, pesado de tanta farinha.
  • 1 colher de chá de sal

Modo de fazer:

Descasque a mandioquinha cozida e bata-a no liquidificador com os ovos, o leite, o óleo, o fermento, o açúcar e o sal. Despeje numa bacia grande e comece a acrescentar a farinha, a princípio com um batedor manual ou uma colher até ficar como um mingau bem grosso.

Nesse ponto, mãos à massa, mãos bem lavadas e sem anéis e esmalte. Continue acrescentando a farinha, agora enfarinhando as mãos e mexendo com os dedos, sempre por fora da massa, até formar uma bola homogênea. Deixe a massa na bacia mesmo, descansando e crescendo por 2 horas.

Depois desse tempo, coloque a bola de massa sobre uma superficie enfarinhada. Enfarinhe bem as mãos, para que a massa não grude nelas, e amasse mais um pouco. Dê à massa o formato que quiser (pode ser em forma de baguetes ou pequenas roscas) e leve para assar em forno bem quente em forma untada, até crescer de novo e dourar.

¡Qué aproveche!

 

pão, alimenta, mandioquinha salsa, farinha integral

Colunista

Maria de los Angeles

Autodidata, especialista em culinária espanhola e cronista gastronômica
maria@delosangeles.com.br

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Uma sobremesa muito refrescante
  2. SARDINHAS
  3. Alióli
  4. Cuscuz Rodolfo Valentino
  5. Gaspacho Andaluz
  6. Cacau do bom
Leia também
  1. Comida bem brasileira
  2. Um pão especial
  3. Pão Integral
  4. SARDINHAS
  5. Lombarda; Repolho Roxo
  6. Uma sobremesa bem fresca