Revista Sucesso

Atualizado em 29/08/2016 15:47

Arquitetura & decoração

Petit Gateau, uma sobremesa pra lá de chique!

Considero o petit gateau uma sobremesa de inverno, servido assim que sai do forno.

Da redação



Tive a graça de aprender a fazer estes bolinhos pela gentileza da minha querida amiga G., que me passou a receita e me ensinou com carinho. Considero o petit gateau uma sobremesa de inverno, servido assim que sai do forno. A bola de sorvete que normalmente o acompanha no verão pode ser substituída perfeitamente por creme de leite fresco ou queijo. Gosto dele puro mesmo, não precisa acompanhamento, não!

E só gosto deste da receita. Todos os que experimentei em restaurantes ou na rua não eram tão deliciosos. E sei o porquê: pelo chocolate, que tem que ser pelo menos 60% puro; e a manteiga tem que ser manteiga mesmo, não dá certo substituir por margarina light.

Então, anote: Petit Gateau Paris
Estas medidas vão dar 6 ou 7 forminhas daquelas de alumínio, usadas para fazer empadas: 120 gramas de manteiga sem sal; 200 gramas de chocolate meio amargo; 2 ovos inteiros; 2 gemas; 1/4 de xícara de açúcar; 2 colheres de farinha de trigo; Cacau em pó para polvilhar.

Derreta a manteiga e o chocolate juntos, em banho-maria. Se souber derreter no micro-ondas, pode ser também. Bata os ovos, as gemas e o açúcar. Misture delicadamente os ovos batidos com o açúcar ao chocolate e manteiga derretidos.

Junte a farinha aos poucos, sem bater. Unte as forminhas com manteiga e polvilhe com farinha ou chocolate em pó. Leve à geladeira por 5 horas ou até gelar bem. Retire e asse com o forno preaquecido por pelo menos 8 minutos. Retire do forno e passe uma faca ao redor da forminha antes de desenformar, ainda quente.

Voilá! É só degustar!

revista sucesso, bem-estar, petit gateau, maria de los angelis

Colunista

Maria de los Angeles

Autodidata, especialista em culinária espanhola e cronista gastronômica
maria@delosangeles.com.br

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Uma sobremesa muito refrescante
  2. SARDINHAS
  3. Alióli
  4. Cuscuz Rodolfo Valentino
  5. Gaspacho Andaluz
  6. Cacau do bom
Leia também
  1. Molho vermelho especial
  2. Bolo Especial de Natal
  3. Torta de Maçã em Camadas
  4. Tortilha Espanhola
  5. Gaspacho Andaluz
  6. Um bolo com gosto de sítio