Revista Sucesso

Atualizado em 22/08/2016 15:32

Estilo de vida

Qual o livro tornará alguém um grande leitor?

Fazer da leitura sinônimo de lazer não é algo fácil. Por isso, a crítica, embora válida, deve levar em consideração tais argumentos. Afinal, nunca se sabe qual livro tornará alguém um grande leitor, não é...

Da redação

Ler é importante. A leitura abre novos horizontes, estimula novas descobertas, instiga novas ideias. E deve ser incentivada nas crianças desde a mais tenra idade. Essas são afirmações frequentes quando discutimos a introdução da leitura nas salas de aula. Não somente a leitura técnica, aquela que traz ensinamentos valiosos acerca das mais diferentes ciências, mas também aquela leitura para lazer. Porém, como desvencilhar da ideia de dever que toda lição dada pelo professor dentro da sala de aula traz, transformando essa leitura em mais do que uma simples tarefa de casa?

É algo comum ouvir crianças reclamando de seu grande volume de tarefas trazidas da escola. Porém, é muito mais fácil quantificar quando essas tarefas consistem em questões a serem respondidas do que quando o que deve ser cumprido é uma meta de leitura. Mesmo se o professor colocar metas com números de páginas, ainda assim para a criança vai parecer algo trabalhoso. E o pior, vai parecer algo que pode trazer tudo, menos diversão.

Fazer da leitura sinônimo de lazer não é algo fácil. Claro que para algumas pessoas parecerá óbvio, mas e para aquelas que não são acostumadas a ler em casa? Ou simplesmente não têm aptidão para passar períodos de tempo, imersas com o livro? Para essas crianças e adolescentes é mais complicado tornar o ato de ler algo divertido.

Uma das soluções mais atuais são os livros escritos por celebridades do YouTube. Os Youtubers, como são chamados os criadores de conteúdo em vídeo disponibilizados na plataforma, arriscam dar sua opinião sobre os mais diferentes assuntos. E assim como aqueles fãs de desenhos animados, também existem os fãs de seus canais. Muitas vezes, a maioria do público desses canais se compõe de crianças e adolescentes em idade escolar. Atualmente, vários livros que têm como autores esses donos de canais estão sendo publicados por grandes editoras no país. Mais do que isso, estão recebendo publicidade, e eventos em livrarias ao redor do Brasil estão sendo organizados, dando a oportunidade para esses fãs conseguirem livros autografados de seus ídolos.

Pode ser feita uma crítica quanto ao conteúdo de tais livros ou ao fato de que tal tratamento deveria ser dado também aos mais diversos escritores brasileiros, que tentam ano após ano um espaço no mercado editorial. Porém, não pode ser ignorado que tais livros atraem para as livrarias crianças e adolescentes que antes não se interessariam por ter um livro. E esse primeiro contato, essa associação do livro com algo que pode proporcionar entretenimento é fundamental. O livro de um Youtuber pode se tornar a porta de entrada para alguém que de outra forma não teria dado uma chance aos livros.

Por isso, a crítica, embora válida, deve levar em consideração tais argumentos. Afinal, nunca se sabe qual livro tornará alguém um grande leitor, não é mesmo?

revista sucesso, leitura, livro

Colunista

Mariana Maiz Pirolo

Bacharel em direito, apaixonada por literatura e blogueira. Blog Pequenos Retalhos

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Ler é importante
  2. Ler por prazer
  3. O leitor e o livro
  4. Evolução
  5. Viajar é para todos
  6. Quando os meios contribuem para a comunicação
Leia também
  1. É possível cobrar a aplicação da lei sem que...
  2. Acessibilidade nas eleições: um tema esquecido
  3. Evolução
  4. O leitor e o livro
  5. Afinal, existe um tipo de leitura que é mais...
  6. Viajar é para todos