Revista Sucesso

Atualizado em 10/05/2018 12:04

Gastronomia

Quem gosta de café?

O café é relação de afeto e amizade

Da redação

O café é relação de afeto e amizade, o café é cultura, é pop, o café estabelece relações de negócios, o café desperta para o trabalho, para os estudos, para a vida em geral. Parafraseando Dorival Caymmi: “Quem não gosta de CAFÉ bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé”.

Aqui deste lado não falamos cafezinho, só dizemos cafezão, mania nossa de tentar diminuir suas qualidades, se o café pudesse falar ele diria assim: “... esta coisa de cafezinho não é coisa de mineiro, nem é coisa de gente do bem, é coisa desta indústria que não usa café, usa palha, usa escolha, usa feijão e milho torrados e dizem que é café. Até um tempo atrás diziam que eu fazia mal, que provocava gastrite, dor de cabeça, não, eu não provoco nada disso.

Vou me apresentar corretamente: meu nome é Coffea arabica, sou um arbusto da Etiópia e possuo mais de 100 famílias, dessas apenas duas produzem frutos comercializados mundialmente. Sou entre todos o mais gostoso, o mais cheiroso e tenho produtividade. Quando estou torrado e moído é muito difícil me categorizar. Mas se sou comprado em grãos e moído em casa é bem mais simples ver como, além de tudo isso, sou lindão. Gosto de ser bebido sem açúcar! Dizem que sou amargo, mas isso não é verdade! A verdade é que existem categorias de qualidade de cafés que são muito amargos e adstringentes. Por isso é importante saber de onde vem o seu café! E vamos parar de trelelê?

Aqui, quem está escrevendo é a barista, o dia está clareando, a vida está germinando, o agricultor já está colhendo, esta coluna já está terminando e eu preciso fazer meu café, estou com um pé torcido, mas não sou doente da cabeça para ficar sem tomar um excelente café, o meu é claro, Ânima Café Artesanal, escolhido, torrado, moído e distribuído nas melhores lojas de Londrina e região.  Vamos tomar um cafezão?

Café, disposição, saúde

Colunista

Andréia Cristina Luchetti

Barista e proprietária do Ânima Café Artesanal
Facebook: @animacafeartesanal
Instagran: @animacaffe

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Ah, se o café pudesse falar!
  2. 24 de maio, dia nacional do café
  3. Muitos bons cafés, em 2017!
  4. Café, Comer, Amar
  5. Pedais, café e seus quinídeos
  6. Café, um luxo acessível
Leia também
  1. 24 de maio, dia nacional do café
  2. O café está com tudo e não está prosa!
  3. Amigos e os Cafés do Paraná
  4. Café: como comprar e escolher o melhor?
  5. Muitos bons cafés, em 2017!
  6. Raízes cafeeiras