Revista Sucesso

Inserido em 24/03/2017 17:44

Guia gastronomico

Guia gastronômico > Espanhola > Empório Araçá Restaurante

Ernestos, relógios e Camarões cremosos no Empório Araçá

Conheça o Empório Araçá  sob a ótica e o palavdar da jornalista Tatiana Ribeiro do Destemperados

Da redação

rês Ernestos e uma história. Tudo começou lá na Espanha, quando o Vô Ernesto era relojoeiro. Em terras tupiniquins, ele continuou a desenvolver sua habilidade com maestria, mas transmitiu aos seus descendentes uma outra paixão: a gastronomia. E foi daí que surgiu o Empório Araçá.

O restaurante fica em uma casa bem iluminada no centrão de Londrina, onde antes funcionava uma loja de antiguidades e peças raras. Assim como o restaurante, a loja (conhecida como Casa D) era de propriedade do Ernesto filho.

Ao fundo da Casa D, funcionava uma pequena mercearia. Lá, o Ernesto fazia alguns pratos e depois de um tempo, trouxe a mercearia para frente e a loja para trás. E assim, o Empório Araçá foi tomando forma até ficar essa coisa linda que é hoje.

A decoração tem muito da história da família. Na parede, publicações em jornais dos tempos de Vô Ernesto na Espanha, presentes de clientes e amigos de várias partes do mundo e, é claro, relógios! Lá fora, o calor e a barulheira do centro. Aqui dentro, brisa fresquinha, bossa nova como trilha sonora e de hora em hora o dim dom de algum relógio.

E a gente quase esquece que estamos comendo fora. Mais casa de Vó impossível <3

Alma e bem-estar preenchidos, hora de escolher a comida! O empório Araçá conta com cardápio variado, como feijoadas aos sábados e pratos lights (com a quantidade de caloria escrita!). Mas o carro chefe é a culinária espanhola. E quem coloca a mão na massa dia após dia é o próprio Ernesto (o filho)! Balcão para frente, quem ajuda no trato com os clientes é o outro Ernesto (o neto!) e sua irmã Vic, que por sinal, sugeriu que eu pedisse os camarões cremosos.

Essa beleza é feita de camarões e legumes ao molho cremoso de natas e açafrão, arroz e salada do dia. O gosto do açafrão, diferente da maioria das receitas, é bem marcante neste prato.

Opa, opa, opa. Mas antes preciso falar da salada que acompanha os pratos. Ela vem com folhas de alface e rúcula bem fresquinhas, e um molho que vai conquistar até quem odeia salada. Senti o sabor dos tradicionais temperos de salada, misturados com abacate. Suave. Delicioso. Algo que com certeza merece ser testado em casa.

Quem tá afim de algo mais tradicional, uma boa pedida é o frango napolitano, um filé de frango grelhado com muçarela, tomate e orégano, arroz e a salada maravilhosa.

Mas se você quer algo bem leve e fresquinho, recomendo o filé de tilápia! À milanesa ou grelhada, ele vem com legumes, maionese de alho, arroz e saladinha.

Logo que entrei no Empório, vi esse quadrinho e psicologicamente já reservei espaço para a sobremesa.

Leche frita e Panacota, vocês são as escolhidas. A Leche Frita tem uma textura cremosa, mas é consistente. Por fora é polvilhada no açúcar e canela.

Já a panacota não sei se é espanhola ou italiana. Mas é uma delicia! Levemente azedinha, ela é feita de nata de leite, açúcar, especiárias e uma espécie de geleia por cima.

Servidos?

Pronto, agora já posso voltar pro trabalho feliz! O valor da conta pode variar bastante dependendo do prato que você escolher. Para ter uma ideia, o frango napolitano e a tilápia custam cerca de 25 reais cada, enquanto os camarões cremosos custam 52 reais. As sobremesas não passam de 10 reais e eles não cobram taxa de serviço.

Empório Araçá
Rua Prof. João Cândido, 491
Londrina - PR
Fone: (43) 3344 -4030
Cartões: Visa e Master
www.emporioaraca.com.br

Empório Araçá, Tatiana Ribeiro, Destemperados, Revista Sucesso, Gastronomia Londrina

Guia Gastronomico

Empório Araçá Restaurante

Nossa intenção é aguçar os sentidos de nossos...

Veja mais artigos
Mais lidas
  1. Ernestos, relógios e Camarões cremosos no...
  2. ¡La buena vida es cara… Hay otra más barata,...
Leia também
  1. ¡La buena vida es cara… Hay otra más barata,...
  2. Ernestos, relógios e Camarões cremosos no...