Revista Sucesso

Atualizado em 17/08/2020

Educação

Aprimorar os conhecimentos estudando em casa é possível sim. Que tal aprender alguns macetes úteis?

Em 2020 a procura por cursos online cresceu, principalmente no período de isolamento social.

Da redação

A Alura, plataforma de ensino online, que registrava crescimento de 60% ao ano, atingiu a marca de 100% já no primeiro semestre. Pensando nesse público que tem investido e apostado cada vez mais em conteúdos online, à distância, o Head de Educação e Inovação da marca, Guilherme Silveira, dá seis dicas fundamentais de aprendizagem e organização em casa. Confira:

• Aposte na técnica "espaçar e repetir (spaced repetition)" - Em vez de estudar muito durante um único dia, prefira estudar um pouco vários dias. Assuma um compromisso. Marque na agenda, por exemplo "terça e quinta-feira, das 20h às 21h, estudar x".

• Invista no "Interleaving" (intercalar) - Aprenda dois assuntos ao mesmo tempo. Pegue um calendário e organize o que será estudado dia a dia, sempre intercalando conteúdos. Por exemplo, anote nas segundas e quartas-feiras "estudar ciência de dados", às terças e quintas, coloque " estudar programação", e assim por diante.

• Discuta o assunto aprendido com seus amigos - Questionar e ser questionado faz parte do aprendizado. Compartilhe informações, ouça o que seus amigos têm a dizer sobre o assunto, discuta pontos de vistas. A melhor forma de aprender um conteúdo é falando sobre ele, usando no seu dia a dia. Assim, é possível adquirir informação nova dentro do tema que está abordando, enriquecendo sua capacidade crítica de entendimento do assunto.

• Aprenda a limitar suas distrações - Essa dica vale até mesmo para quem trabalha em home office. Se você sempre acaba caindo no conto do "vou dar uma olhada rapidinha" e de repente perdeu uma hora no seu site ou rede social favorita, vale instalar a extensão StayFocusd para o seu navegador, que permite configurar diversos sites e o tempo máximo que podemos passar neles por dia. Para o celular, é possível baixar o Digital Wellbeing (Android) e ScreenTime (iOS), para limitar o que está tomando conta do seu dia a dia . Se o Instagram é onde você passa mais tempo, limite-o. Mas lembre-se que o objetivo não é zerar seu entretenimento, apenas para não viciar e ficar dependente.

• Invista em técnicas de produtividade - Se você sente que não consegue se organizar sozinho, elencar prioridades e gerir bem o próprio tempo, uma boa dica é testar diversas técnicas de produtividade. Algumas vão funcionar melhor, então, adapte-se. A Alura conta com uma formação completa em produtividade , por exemplo, que ajuda a aprimorar hábitos e aprender métodos que vão auxiliar no dia a dia nos demais cursos.

• Desative notificações - Toda vez que receber a notificação de um app, pense: Eu preciso que isso interrompa meu trabalho, meu estudo, minha diversão, ou seja lá o que for?". Se a resposta for não, configure para não receber mais esse tipo de notificação. Deixe o celular, no dia a dia, virado para baixo. Desative todas as notificações não importantes no navegador. Seu tempo é o que você tem de mais valioso, não deixe ele ser consumido por coisas que não importam.

educação em casa, educação, pais, homeschooling, sucesso londrina, revista sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Leitura na adolescência estimula a criatividade...
  2. UNICEF alerta para o risco de aumento do trabalho...
  3. Como a escola pode contribuir para conter a...
  4. Férias escolares, os riscos de acidentes e como...
  5. O BRASIL MERECE MAIS!