Revista Sucesso

Atualizado em 12/04/2017

Empresas e negócios

Marketing, use a criatividade!

Na busca pela criatividade para captar estes clientes e diminuir os investimentos, vamos para algumas dicas:

Da redação

Na virada do ano temos a sensação de que tudo vai recomeçar, tudo novo, animado, cheio de energia! Mas as últimas notícias nos mostram que devemos estar cautelosos e pensar bem onde investir e como gastar nossos recursos, um desafio no ano que se inicia.

Contudo, vivemos numa sociedade de excesso, onde um número considerável de marcas, serviços e produtos disputam a atenção dos consumidores em diversos meios e formas de comunicação.

A criatividade passou a ter um papel importante no marketing, com um olhar amplo, que envolva o pensar diferente, fugir dos clichês e do lugar comum, daquilo que todo mundo faz e que sempre foi feito assim.

Na busca pela criatividade para captar estes clientes e diminuir os investimentos, vamos para algumas dicas:

Marketing experiencial: A lógica aqui é criar ações na emoção e na experiência (sensorial e afetiva) como forma de trabalhar e fidelizar clientes. Experiências são acontecimentos reais ou virtuais que geram um estímulo a partir da vivência e do envolvimento em uma situação, proporcionando assim, uma resposta emocional e que, enfim, motivam a criação de um vínculo. Como, por exemplo, o espaço físico, o encantamento, o aroma, o paladar, música, atendimento. Como também os eventos.

Redes Sociais: Crie posts que envolvam os clientes, fazendo perguntas. Por exemplo, troque a frase: “Roupa linda para sair no final de semana.”, por “Onde você usaria esta roupa?”. Ou campanhas com # (hashtags) em que a opinião dos clientes, ou sua foto é importante e gera recompensa.

Pesquisa de satisfação: Não deixe de aplicar uma pesquisa, mesmo que seja informal, aproveite esta ferramenta pra trazer a opinião do cliente, as melhorias que deseja. Aproveite as opiniões nas redes sociais, comente, responda, defenda-se, a interação com o cliente o faz sentir-se importante.

Marketing de relacionamento: A melhor forma de fidelizar os clientes e torná-los fãs e divulgadores da sua empresa é através do relacionamento. Não deixe de ser lembrado pelo seu cliente, hoje existem ferramentas de e-mail marketing, WhatsApp, mensagens, mas não se esqueça de pedir permissão, sem ser muito invasivo.

Comunicação: Hoje em dia a comunicação com nosso cliente precisa ser mais leve e mais próxima, principalmente nas redes sociais. Devemos sair um pouco da formalidade.

Precisamos pensar que marketing não é apenas propaganda, que hoje temos muitas opções de ações e encantamento do cliente, portanto converse, ouça, saia do automático. Sucesso!!!

 

Natasha Bacchi
Especialista em Marketing,
CRM (Relacionamento com o cliente) e Vendas
Colunista da Revista Sucesso

> Veja mais textos da colunista aqui.

Revista Sucesso, Marketing, Natasha Bacchi, Comunicação, Marketing de relacionamento, Redes Sociais,
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