Revista Sucesso

Atualizado em 07/01/2019

Estilo de vida

O Mundo Político no Cinema

“A arte copia a vida”, diz um velho ditado, o que é uma grande verdade, pois a arte cinematográfica é um exemplo disso.

Da redação

“A arte copia a vida”, diz um velho ditado, o que é uma grande verdade, pois a arte cinematográfica é um exemplo disso. Basta lembrarmos que, desde a invenção do cinema, a produção de filmes baseados em casos verídicos é muito rica e os temas são os mais diversos, estando presentes nos filmes biográficos, históricos, esportivos, religiosos, de guerra, como também nos que abordam a política. O fato é que a realidade da vida está sempre sendo mostrada nas telas. E como a política brasileira atual está em evidência, devido à eleição do novo presidente da República do país, resolvi escolher alguns filmes com temas políticos, que merecem ser vistos e até revistos. 

Começando com os filmes brasileiros, recomendo: Getúlio (2014) de João Jardim, que mostra os 19 últimos dias de vida do presidente Getúlio Vargas, destacando as conspirações e tramas nos bastidores para que ele renuncie ou seja deposto.


Cabra Marcado para Morrer (1984) de Eduardo Coutinho. Filme com narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba, que foi assassinado em 1962. Interrompido em 1964 por causa do golpe militar, o filme foi recomeçado 17 anos depois, quando foram reunidos os técnicos e personagens reais desta história.


Privatizações – a Distopia do Capital (2014), de Sílvio Tendler. Este filme documentário trata das privatizações na década de 1990, que chegam ao Brasil junto com a ascensão do neoliberalismo mundial, ideias econômicas e políticas que defendem a não participação do estado na economia e a liberdade total de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social do país.



Entre os filmes políticos internacionais de  grande qualidade, destaco: Z (1969), de Costa Gavras, um suspense político inspirado num caso real ocorrido na Grécia, quando o deputado Gregoris Lambrakis foi assassinado após um comício em 1963. O filme mostra as conspirações e tentativas militares para abafar o crime perante a Justiça e opinião pública. Além da bela trilha sonora de Mikis Theodorakis,  Z ganhou o prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro em 1970.


Todos os Homens do Presidente (1976), de Alan J. Pakula. O filme conta como dois jornalistas políticos do “The Washington Post” revelaram ao mundo um dos maiores escândalos da política mundial: o caso Watergate, que consequentemente causou a queda do presidente Nixon.


O Encouraçado Potemkin (1925), de Sergei M. Eisenstein. Grande clássico do cinema do século XX, que foi inspirado numa manifestação popular contra o império czarista russo em 1905, quando os marinheiros do navio Potemkin se revoltaram com a alimentação precária que era servida a eles. Mostra a tensão política e social que ocorria naquela época, e a famosa cena na escadaria de Odessa acabou tornando-se um marco da história do cinema.


O Capital (2012), de Costa Gavras - Trata-se de uma leitura que explica os aspectos do neoliberalismo: o enredo acontece durante o clima de crise europeia, que começou em 2008 em decorrência da crise econômica da bolha imobiliária nos EUA, e retrata o poder político, o complexo modelo do capitalismo e a selvageria social e financeira causada por ele.


Todos são ótimos, por isso recomendo para os apreciadores dos bons filmes.

Política e Cinema, Arte, Cinema, Política, Filmes, Maria Christina Ribeiro Boni, Editora Sucesso, Sucesso Londrina, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. “A fotografia é como um pedaço de mim que...
  2. Consciência corporal, respiração e postura de...
  3. A Amazônia: Pulmão do Mundo ou Diferencial do...
  4. Qual o futuro das livrarias no Brasil?
  5. Vozes da Cidade apresenta David Mour em Londrina